Psiquiatria Clínica
Especialidade
A Psiquiatria Clínica
Qual o motivo de ter uma especificação para psiquiatria clínica?
A Psiquiatra é médica de formação, está habilitada para realizar diagnósticos de patologias e conduzir o tratamento necessário com prescrição de medicações.
A consulta é conduzida por uma conversa, onde obtemos as informações para considerar uma hipótese diagnóstica e propor o tratamento terapêutico a partir disso, quando necessário, solicitamos exames complementares.
Além disso, a Médica Psiquiatra também é habilitada a realizar Psicoterapia, porém, nem todos os profissionais atuam dessa forma. Por isso, é importante que seja esclarecido qual o papel que será desempenhado no seu acompanhamento.
Como funciona o Atendimento
com a Médica Psiquiatra
Para as consultas online, recomendo que se organize para o atendimento, garantindo um espaço privado, com boa conexão de internet, iluminado e confortável para que consiga estar plenamente envolvido na consulta e propiciar que entre em contato com suas emoções, absorva as orientações e tire suas dúvidas. As receitas são enviadas via digital e são aceitas em todo território nacional.
Uma dúvida recorrente é sobre o que dizer na consulta. Sempre em um primeiro contato perguntarei o histórico de saúde, medicações e suplementações utilizadas, cirurgias prévias, tratamentos médicos e terapêuticos, alergias, uso de substâncias, hábitos como atividade física, sono, apetite, sexualidade, histórico familiar. Não tenha medo ou vergonha de contar fatos e emoções desconfortáveis, é um ambiente seguro e estou aqui para acolher e ajudar. Por fim, conte tudo que sente, desde quando identifica a situação, os prejuízos e dificuldades que estão acontecendo e o que espera do tratamento, assim conseguimos alinhar o caminho a percorrer.
Por que procurar uma Psiquiatra?
De forma simplificada, é necessário um atendimento psiquiátrico a partir do momento que se percebe sofrimento emocional intenso, com sensação de perda de controle, prejuízos nas atividades habituais ou nas relações interpessoais.
Devemos ficar alertas quando apresentamos, de maneira mais persistente, sintomas como: impulsividade, agressividade, comportamentos compulsivos, ouvir vozes, sensação de perseguição, cansaço e fraqueza, crises de choro, sensação constante de tensão, desesperança ou pensamentos de morte, autolesão, perda de prazer, distúrbios da atenção, entre outros.
Alguns sintomas psiquiátricos mais comuns
Ansiedade
Mudanças de humor
Tristeza persistente
Irritabilidade
Crises de pânico
Insônia persistente
Medo irracional
Abuso de substâncias
Marque sua Consulta
Dra. Ayodele Cajuella Psiquiatra
- Residência Médica em Psiquiatria pelo Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (IAMSPE);
- Graduada em medicina pela Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ);
- Formada em Terapia Comportamental Dialética (DBT) pelo Instituto de Psicologia Baseado em Evidências (InPBE);
- Treinamento III Curso Family Connections para manejo de familiares de pacientes com Transtorno de Personalidade Borderline pelo DBT LAB;
- Psiquiatra da equipe de retaguarda do HCOR – Hospital do Coração;
- Experiência em Urgência e Emergência psiquiátrica em hospitais e clínicas de internação.